quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Texto Dissertativo-Argumentativo



É incrível observar como nós acabamos usando estruturas textuais sem compreender seu funcionamento interno. 
Nesse sentido, acabamos não vendo a lógica que existe nessa estrutura e não realizamos textos adequados ao gênero pretendido. 

Isso é especialmente problemático quando se trata do bendito Gênero Dissertativo-Argumentativo, que constitui essencialmente a Dissertação Escolar.

Esse formato de texto é praticado em contextos de ensino formal de Ensino Médio e tem como objetivo central possibilitar às/aos alunas/os produzir textos que defendam pontos de vista sobre assuntos que são geralmente escolhidos pelas/os professoras/es (ou seja, que nem sempre é sobre o que os/as alunos/as querem escrever). 

Por isso, esse tipo de texto parece ser tão artificial e distante daquilo que os/as alunos/as praticam todos os dias, no seu cotidiano fora da escola, ou das provas, o que faz com que não entendamos a razão de ser desses textos e, por conseguinte, não saibamos produzir textos circunscritos a esse gênero.  

Para facilitar nossas vidas, elaborei um quadrinho minemônico, ou um esquema, para entender que parte vai onde e como cada parte se relaciona com as demais dentro de um texto Dissertativo-Argumentativo. 



Direitos reservados Professora Pilar Acosta

3 comentários:

  1. Simples e objetivo! O bom foi a aula que tivemos sobre dissertação, no 1º bimestre. Parece um bicho-de-sete-cabeças, mas a professora faz com que não seja tão monstruoso assim.

    E com a publicação do Guia do Participante - A Redação no Enem 2013, ficará bem mais fácil de fazermos ótimas redações :]

    ResponderExcluir